Doação de Corpo

Culto Ecumênico

Agradecimento

programa corpos v

A importância da doação do corpo
Anatomia, ramo da ciência que estuda a forma, a estrutura e o valor funcional dos diferentes órgãos constituintes do corpo humano, é uma das mais importantes disciplinas para os cursos de medicina, biomedicina, fonoaudiologia, enfermagem, tecnologia em saúde, entre outros como fisioterapia, nutrição, educação física e odontologia.
Em muitos desses cursos, o estudo anatômico ocorre no primeiro ano da grade curricular e serve como base para disciplinas na área clínica. Além dos alunos de graduação, os profissionais formados na área de saúde e que realizam residência retornam ao laboratório de Anatomia Humana para rever conteúdos e treinar eventuais procedimentos cirúrgicos como, por exemplo, cirurgias artroscópicas de joelho, tornozelo e ombro, cirurgias plásticas e outros procedimentos em órgãos internos.
À medida que a ciência avança, é essencial que os profissionais nas diversas áreas da saúde realizem estudos anatômicos cada vez mais especializados. E isto só se torna possível com a disponibilidade e utilização de cadáveres humanos para estudo e pesquisa científica. Este é o objetivo único deste Programa de Doação de Corpo.
Os legados anatômicos resultantes destes estudos são indispensáveis, visto que cada um contribui diretamente para novos entendimentos.
Ao considerar a opção de doar seu corpo, saiba que a necessidade é enorme e que seu gesto social será sempre valorizado e honrado. Sua doação vai desempenhar um papel fundamental na formação de estudantes, além de fornecer aos pesquisadores o material único e essencial para se obter novos conhecimentos que irão colaborar no tratamento dos pacientes.

Programa de Doação de Corpo
O Programa de Doação de Corpo da Universidade Federal de São Paulo está comprometido com a excelência em pesquisa científica e educação. Enquanto o foco principal do programa é obter o cadáver humano para proporcionar melhor estudo educacional e científico, nós nos esforçamos para administrar o referido Programa de uma forma eficiente, legal e com atitude de total respeito que deve caracterizar qualquer profissional da área de saúde.

Em contato com os doadores registrados no Programa de Doação de Corpo ou com as famílias do doador, após sua morte, nós podemos perceber que o serviço tem mostrado plena aceitação e eficácia.

Termo de Doação

Caro Doador,

Agradecemos muito seu interesse no Programa de Doação de Corpo da Universidade Federal de São Paulo. Destacamos que por meio da conduta generosa e despojada de nossos doadores é que os profissionais da área de saúde são capazes de avançar em seus conhecimentos ao mais alto grau. Você pode ter certeza de que temos o privilégio de estudar o corpo humano com confiança e total respeito.

Após o período de estudo, todos os corpos são respeitosamente sepultados pelos membros da equipe do Programa de Doação de Corpo.

Se você deseja se inscrever no nosso programa, preencha o termo de doação considerando os seguintes instruções:

TERMO DE DOAÇÃO

1. Firma reconhecida (somente doador)
2. Registo em cartório (opcional)
3. Duas cópias: uma para a instituição e outra para a família e/ou doador

E encaminhe ao Programa de Doação de Corpo:

Universidade Federal de São Paulo
Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica
Rua Botucatu, 740 – Edifício Leitão da Cunha (térreo)
04023-900 – Vila Clementino – São Paulo – SP
(11) 55764848 – ramal: 2212

Observe que o Termo de Doação deve ser preenchido e devolvido via correios, e-mail ou pessoalmente, para que o procedimento seja considerado concluído.

Em caso de dúvidas, entre em contato. Estamos à disposição para atendê-lo.